Alguns donos de empresa vivem reclamando: “Os negócios não andam bem”; “Devo estar perdendo muito dinheiro”; ‘Não consigo prosperar”…..Muitas vezes o que eles não sabem é que começaram um negócio baseado apenas em suas habilidades técnicas profissionais, acreditando que por mandarem bem na parte técnica, entender das questões administrativas e estratégicas não iriam fazer diferença para o sucesso ou fracasso do empreendimento, já que os _Meus clientes pagam pela minha expertise técnica, ou compram meu produto porque excelente.

No entanto, se você quer mesmo ter lucros e sucesso, aprenda a desenvolver sua empresa de modo eficiente, consistente e produtivo, quer saber como? continue lendo, pois as informações que preparamos irão te surpreender.

1º Passo: Derrotando a ilusão: O empresário Super Técnico

Geralmente as empresas nascem da inspiração de algum profissional muito bom em sua área, e desejoso de trabalhar para si próprio, decide empreender. Contudo ser muito habilidoso tecnicamente, não necessariamente, o faz preparado para o funcionamento de uma empresa. Dessa forma, 02 erros comuns são:
1º erro: Não distinguir as diferenças entre estas duas questões; estar tecnicamente preparado para vender seu produto ou serviço e estar capacitado para gerenciar sua empresa em todos os outros aspectos inerentes a manutenção e desenvolvimento de um negócio.
2º erro: Problemas surgem quando o negócio é gerido como o dono quer, e não com o que a empresa precisa.

2º Passo: Construir um negócio

Construir um negócio exige no mínimo três atributos essenciais, significa compreender as diferenças entre os perfis:

• O empreendedor – Este é aquele que fornece a visão do negócio, foca no futuro, transforma cada problema em uma oportunidade.
• O gestor – Sendo muito prático, sua melhor realização é prover os sistemas operacionais e organizar a empresa.
• O técnico – Sua característica predominante é gostar daquilo que faz, ele promove os resultados, é quem entrega e resolve o problema do cliente.

3º Passo: Fases

As empresas passam por fases distintas em sua fase de crescimento até sua consolidação.

1ª Infância – Nesta fase o negócio está voltado basicamente para seu perfil técnico;
2ª Adolescência – Aqui são exigidas as habilidades de gerência e tomada de decisões;
3ª Maturidade – A visão do empreendedor se faz necessária para guiar a empresa rumo ao futuro.

Combinados os perfis citados com um modelo que reúna e avalie as seguintes questões, naturalmente, sua empresa estará no rumo certo.

• Como esse negócio funciona?
• Como o negócio vai gerar lucro?
• Para onde o negócio vai no futuro?
• Como o negócio opera como um todo?
• Qual a melhor visão do futuro para este negócio?

Afinal os melhores negócios do mundo são dirigidos por pessoas que com visão, perspectiva e equilíbrio em doses certas.

4º Passo: Virando a chave

O negócio vai bem na parte técnica, oferta bons produtos com boas condições comerciais, mas para continuar se desenvolvendo precisará daquele algo mais, para não correr riscos de perder o rumo e acabar tendo prejuízos financeiros, por não dimensionar e acompanhar corretamente o dia a dia do negócio em seus vários aspectos: fiscais, contábeis, tributários, controles de custos, estratégias de vendas, investimentos, etc.

Com a experiência acumulada ao longo de 25 anos, estamos prontos para cuidar do seu negócio com você, desde a escolha do melhor modelo de negócio para sua atividade, passando pela gestão financeira, economia tributária. Nossa missão e o que mais nos gratifica é participar ativamente do negócio do cliente, nossos serviços oferecem as soluções mais adequadas para viabilizar o seu negócio.

Nós podemos criar juntos uma nova perspectiva para fazer seu negócio crescer. 

                                                                                                                                                                                                                                    Patrícia Brito