Administrar uma empresa de qualquer tamanho pode se revelar uma fonte inesgotável de problemas.
O que temos que ter sempre em mente é que a contínua expansão de nosso negócio requer um processo de aprendizado, tomada de decisões oportunas e inteligentes e muitas vezes análises não convencionais na detecção de erros para correção da rota, rumo ao desenvolvimento da empresa.
Uma boa gestão financeira, tanto pode impulsionar o crescimento do negócio quanto determinar o seu fracasso e comprometer os lucros.
Sabendo disso e sem mais delongas, queremos compartilhar com você o que a experiência de longos anos apoiando empresas e empresários, administradores, sócios e gerentes a não cometer erros que impactem negativamente o negócio.

1. Tudo junto e misturado Muito comum em pequenos negócios, misturar o dinheiro da empresa com o do dono da empresa, fará você perder o controle sobre os gastos pessoais e empresariais. O que fazer? Estabeleça uma retirada fixa mensal para os sócios e controle separadamente as receitas e despesas da empresa.

2. Não manter um fluxo de caixa Criar e manter um controle sobre as entradas e saídas de dinheiro vai te ajudar a planejar e projetar os custos e receitas, antes de decidir por um investimento ou se é preciso economizar e cortar despesas neste ou naquele momento para que a empresa não desande.

3. Não manter uma reserva de emergência A vida é cheia de imprevistos, no mundo empresarial não é diferente, por isso é tão importante reservar uma quantia, de preferência em conta ou investimento separado, para, se e quando sobrevier uma emergência ter como suportar os gastos inesperados.

4. Não aplicar a precificação correta Precificar o seu produto ou serviço é fundamental para a sustentabilidade da empresa. A composição do preço deve considerar as despesas fixas e variáveis, o custo de aquisição/produção e a margem de lucro desejada. Trocando em miúdos, será necessário identificar e atribuir um percentual para cada um desses itens.

5. A saúde financeira no controle do estoque Se o volume de vendas e o nível do estoque não forem compatíveis, certamente você estará perdendo dinheiro, ou por ter um enorme capital parado no estoque, ou porque está perdendo vendas pela falta de produtos.

Administrar uma empresa envolve responsabilidade, experiência, controle, foco e etc. Diante de tanto para fazer o gestor inteligente deve buscar ferramentas e orientações que facilitem seu trabalho. Então, quer conversar sobre seu negócio, compartilhar suas dificuldades e preocupações sobre controles financeiros, redução de custos, despesas e economia tributária? Para te apoiar nesta missão de fazer crescer o seu negócio, estamos à disposição, não hesite em nos contatar.